Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

bibliografia sobre sambaquis


A bibliografia sobre sambaquis é extensa e a publicação de novos estudos renova constantemente os títulos da biblioteca dos pesquisadores da arqueologia. As referências apresentadas neste post são resultado de um levantamento preliminar para a realização do estudo do meio sobre sambaquis em Cananéia e Ilha Comprida, realizado em 2009 por estudantes e professores do curso de especialização Arqueologia, História e Sociedade da UNISA. Tais referências tratam de sítios arqueológicos localizados no sul e sudeste, especificamente na região do vale do Ribeira e do complexo estuarino Iguape-Paranaguá.

Súmula Curricular
-->No extremo sul do litoral paulista, onde se localiza o complexo estuarino lagunar de Cananéia-Iguape, há vários sambaquis. Tais sítios arqueológicos despertaram a atenção dos estudiosos, desde as expedições realizadas pela Comissão Geographica e Geológica do Estado de São Paulo (SP) e os trabalhos de campo de arqueólogos do Museu Nacional (RJ), no final do século XIX, até os programas de pesquisa interdisciplinares sobre a pré-história, recentemente desenvolvidos na região. 
Súmula Curricular
-->A cultura material dos povos sambaquieiros e os próprios sítios, também considerados  artefatos  arrqueológicos e patrimônio cultural, são analisados na literatura especializada, a partir de problemas e abordagens construídos por meio de diálogos entre vários campos do conhecimento, voltados para o estudo da pré-história: arqueologia, paleontologia, zoologia, geofísica, bioantropologia, e outros.  Súmula Curricular
-->
Dentre as publicações elencadas a seguir, há artigos e ensaios, capitulos de livros,  dissertações e teses, cujos autores problematizam temas como: antiguidade da ocupação dos povos pré-históricos na região; complexidade social, padrões de assentamento e transformações da paisagem; redes de relações entre os sítios arqueológicos fluviais e costeiros dessa área; cotidiano, modo de vida e sociabilidade dos povos que enterravam ali seus mortos e outros grupos pré-históricos da região, manejo de recursos naturais e meio ambiente em tempos passados; usos e conservação desses sítios na atualidade; relações entre comunidades tradicionais de hoje e povos pré-históricos.

Esperamos contar com a valiosa contribuição de estudantes e professores do curso, colaboradores e leitores do blog "Arqueologia e Educação" para a ampliar e atualizar as referências desta bibliografia.


Revisão: Adriane Costa da Silva
Súmula Curricular
-->
Súmula Curricular
-->email: arqueologia-e-educacao@googlegroups.com


Referências Bibliográficas

AB`SABER, A. N. Contribuição à geomorfologia do litoral Paulista. Anais da Associação dos Geográfos Brasileiros, v. 8, t. 1, p 70-131, 1953-1954.

______________Contribuição ao estudo do paulista. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, n. 17, p. 3-16, 1955.

_______________ e BESNARD, W. Sambaquis da região lagunar de Cananéia. Boletim do Instituto Oceanográfico da USP, São Paulo, v.4 (1-2), p 215-238, 1953.

BARRETO, C. A ocupação pré-colonial do vale do Ribeira de Iguape, SP: os sítios concheiros do médio curso. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 1988. (Dissertação de Mestrado)

BISSA, W, M. Reconstituição dos paleoambientes em uma planície holocêntrica no curso inferior do rio Ribeira. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 1998. (Dissertação de Mestrado)

CALIPPO, F. R. Os sambaquis submersos de Cananéia: um estudo de caso de arqueologia subaquática. São Paulo: Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), 2004. (Dissertação de Mestrado)
MUSEU da Cidade de Campinas. Catálogo do acervo arqueológico "Desidério Aytai". Campinas: Museu da Cidade de Campinas, 2010.
COLLET, G. C. Novas informações sobre os sambaquis fluviais do Estado de São Paulo. Arquivo do Museu de História Natural. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), n. 10, 1985.

_____________ e LOEBL, E. Informações sobre os sambaquis fluviais de Itaoca. Anuário de Staden (Estudos Brasileiros), 36. Fundação Martius (Instituto Hans Staden), 1988.

COUTINHO, M. A. Um olhar para a arqueologia pré-histórica do Estado de São Paulo. São Paulo: Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), 2005. (Tese de Livre Docência)

DE BLASIS, P. A. Padrão de assentamento dos sítios líticos do médio vale do Ribeira de Iguape in Vª Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira. São Paulo: Cepa, 1990, v. 20, p 87-99.

____________________ Algumas considerações sobre os sambaquis fluviais do médio Ribeira, SP in Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo: Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), 1994, v. 4, p 118-119.

_____________________ e PIEDADE, S. C. M. As pesquisas do Instituto de Pré-História e seu acervo: balanço preliminar e bibliografia comentada. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, v.1, p 165-188, 1991.

Súmula Curricular
-->
DIEGUES, A. C.   Enciclopédia Caiçara. São Paulo: Huicitec/Nupaub-CEC/USP, 2004.

______________ O Vale do Ribeira e Litoral de São Paulo: meio-ambiente, história e população.São Paulo: CENPEC, 2007.

DEMARTINI, C. M. C. Caracterização Cultural e Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico do Parque Estadual da Ilha do Cardoso. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 2004. (Tese de Doutorado)

____________________ Arqueologia e Comunicação: propostas para o Baixo Vale do Ribeira. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 1998. (Dissertação de Mestrado) Ciências e Letras, USP, São Paulo, 1998.
____________________ O Mito do Paraíso Tropical: Caracterização Cultural e Gerenciamento do Patrimônio Arqueológico do Parque Estadual da Ilha do Cardoso. Canindé: Xingó, nº 8, dez/2006.

DIEGUES, A. C. Ilhas e Mares – simbolismo e imaginário. São Paulo: HUCITEC, 1998.

DOSSIÊ Surgimento do homem na América. São Paulo: USP, CCS, n. 1 1989; reimpressão n 34, 1997).

FIGUTI, L. Economia / Alimentação na Pré-História do Litoral de São Paulo in TENÓRIO, M. C. Pré-História da Terra Brasilis. Rio de Janeiro, UFRJ, 1999, P 197-203.

________O homem pré-histórico, o molusco e sambaqui: considerações sobre a subsistência dos povos sambaquieiros. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, v. 3, p. 67-80, 1993.

FILLIPINI, J. Biodistância entre sambaquieiros fluviais e costeiros: uma abordagem não-métrica craniana entre três sítios fluviais do vale do Ribeira (SP) – Moraes, Capelinha e Pavão XVI – e três costeiros do sul e sudeste do Brasil – Piaçaguera, Jabuticabeira II e Tenório. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 2003. (Dissertação de Mestrado)

FUNARI, P.P.A. Arqueologia, História e Arqueologia Histórica no Contexto Sul-Americano. in Funari, P.P.A. (org) Cultura Material e Arqueologia Histórica Coleção Idéias. Campinas: IFCU / UNICAMP, 1998.

GARCIA, C.D.R. Estudo Comparado das fontes de alimentação de duas populações pré-históricas do litoral paulista. São Paulo: Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo /IBC- USP, 1972. (Tese de doutorado)

GASPAR, M. Sambaqui: arqueologia do litoral brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

KLÖKER, D. M. Construindo ou deixando um sambaqui? São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 2001. (Dissertação de Mestrado)

KRONE, R. Informações ethnographicas do Vale do Ribeira de Iguape in Exploração do rio Ribeira de Iguape. 2ª Ed. São Paulo: Comissão Geographica e Geológica do Estado de São Paulo, [1908] 1914, p 23-24.

LIMA, T.A.- Em busca dos frutos do mar: os pescadores-coletores do litoral centro-sul do Brasil. Revista da USP. São Paulo, n. 44, 1999-2000.

LÖEFGREN, A. Os sambaquis de São Paulo. Boletim da Comissão Geographica e Geológica do Estado de São Paulo. São Paulo: Comissão Geographica e Geológica do Estado de São Paulo, n 9, 1893.

MARTIN, L. Ilha Comprida: um exemplo de ilha-barreira ligada às flutuações do nível marinho durante o Quaternário in Anais do Congresso Brasileiro de Geologia. Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, 1978, v. 2, p 905-912.

MORAES, J. L. Tópicos da Arqueologia da Paisagem. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, n.10, p. 3-30, 2000.

____________ Arqueologia da região sudeste. Revista da USP. São Paulo: Universidade de São Paulo- USP, 2000, v. 44, p 194-217.

NEVES, W. A. e OKAMURA, M. M. Afinidades biológicas de grupos pré-históricos do vale do Ribeira de Iguape (SP): uma análise preliminar. Revista de Antropologia. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 2005, v. 48, p 525-558.

NISHIDA, P. B. A coisa ficou preta: estudo do processo de formação da terra preta do sítio Jabuticabeira II. São Paulo: Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), 2007. (Tese de Doutorado)

PENIN, A. Análise dos processos formativos do sítio Capelinha – estabelecimento de um contexto microrregional. São Paulo: Museu de Arqueologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), 2005. (Dissertação de Mestrado)

PLENS, C. R.; DE BLASIS, P.; EGGERS, S.; FIGUTI, L. Um sepultamento de 9000 anos: cultura, saúde e atividade in Resumos do XIº Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Rio de Janeiro, 2001.

___________ Sítio Moraes, uma biografia não autorizada: análise de formação de um sambaqui fluvial. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), 2007. (Tese de Doutorado)

PROUS, André. O Brasil dos Primeiros Imigrantes. Arqueologia Brasileira. Brasília: Editora da UnB, 1992, p 119-143.

RAMBELLI, G. Arqueologia subaquática e sua aplicação à arqueologia brasileira: o exemplo do baixo Ribeira de Iguape. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 1998. (Dissertação de Mestrado)

____________ Arqueologia subaquática do baixo vale do Ribeira. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), 2003. (Tese de Doutorado)

SCATAMACCHIA, M. C.M. O aparecimento da cerâmica como indicador de mudança do padrão de subsistência. Revista de Arqueologia, v 6, 1991, p 33-40.Súmula Curricular
-->
SCATAMACCHIA, M.C.M. et alli. A Divulgação da Pesquisa Arqueológica junto à Comunidade: o papel do museu regional. Dédalo, São Paulo, v. 26, p. 97-109, 1988.

UCHOA, D. P. Cadastramento dos sítios arqueológicos da baixada Cananéia-Iguape, litoral sul do Estado de São Paulo, BR. Revista de Arqueologia. Belém: Museu Emílio Goeldi, v.1, n.1, 1983.

____________ GARCIA, C.D.R. Cadastramento dos sítios arqueológicos da Baixada Cananéia-Iguape, litoral Sul do estado de São Paulo. Revista de Arqueologia, v.1, n.1, jul/dez, 1983.





Nenhum comentário:

Postar um comentário